sexta-feira, 5 de abril de 2013

Dilatação dos Sólidos


Bom como já sabemos quando aumentamos a temperatura de um corpo as suas dimensões também aumentam.Todos os corpos líquidos, sólidos e gasosos, se dilatam termicamente.

Dilatação dos Sólidos

Assintam esse vídeo com atenção!
                                               Fonte 05
Esse vídeo mostra uma experiência simples que ilustra a dilatação de um sólido. Á temperatura ambiente, a esfera metálica, pode passar com uma pequena folga através do anel de ferro. Quando ela é aquecida, ela não passa mais pelo anel. Isso acontece porque a temperatura é elevada e a esfera se dilata.
Se analisarmos a estrutura de um sólido, vamos perceber porque ele dilata. Os átomos que compõem o sólido são distribuídos regularmente na chamada rede cristalina do sólido, mantidas por fôrças semelhantes ás exercidas por pequenas molas. A qualquer temperatura esses átomos estão em vibrações em torno da posição de equilíbrio de cada um. 
Se aumentarmos a temperatura do sólido,há um aumento na agitação de seus átomos e na amplitude de cada vibração. 
As forças de repulsão que se manifesta entra os átomos, quando ele aproximam, é mais rápido que o crescimento da força de atração que se manisfesta quando eles se afastam, acarretando, então, um aumento na distância média entra os átomos, com um consequente aumento na dimensões do sólido.
Podemos estudar as dilatações dos sólidos sob três aspectos diferentes: a dilatação linear a dilatação superficial e a dilatação volumétrica.

Na dilatação linear, consideramos apenas uma dimensão, como ocorre na dilatação do comprimento.

fonte 05
Na dilatação superficial, consideramos duas dimensões como o comprimento e a largura.
  
fonte 06
Na dilatação volumétrica são consideramos três dimensões que são o comprimento a largura e a altura.
fonte 07

Nenhum comentário:

Postar um comentário