sexta-feira, 5 de abril de 2013

Aplicando a física no nosso cotidiano

Aplicações da dilatação térmica dos sólidos

Bom, como vimos no primeiro post, a dilatação térmica tem muita influência no nosso cotidiano, mas vamos aprofundar nas aplicações da dilatação dos sólidos.
Antigamente, antes da invenção da dinamite, o rompimento de grandes rochas era feito do principio do aquecimento irregular em uma dilatação térmica. Bom mais como eles faziam pra essas rochas se dilatarem? Eles faziam uma fogueira sobre a rocha, em uma pequena região, para provocar o aquecimento em uma região especifica  da rocha.Se só a fogueira não resolvesse o problema, eles jogavam aguá fria na rocha, perto da fogueira aumentando assim os desníveis de temperatura e os esforços por eles provocados.

FERRO E CONCRETO, CASAMENTO PERFEITO!

O ferro e o concreto possuem o mesmo coeficiente de dilatação, ou sejam eles se dilatam em conjunto e contraem também em conjunto, sem que a dilatação ou contração provoquem esforços na estrutura de seus átomos.
Quando você foi ao dentista  e por um acaso teve que fazer uma obturação em seu dente, e o dentista usou o amálgama em seu dente, fique sabendo que ele também se casa muito bem com o dente, pois os dois tem o mesmo coeficiente de dilatação.  

fonte 08
Nesta imagem mostra os dentes de uma pessoa que fez obturação com amálgama. Amálgama é um liga que contém mercúrio  um metal pesado e altamente toxico, por isso os dentistas tomam muito cuidado na aplicação da amálgama nos dentes.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário