segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Charge

fonte 01
Esta charge mostra um homem tentando desatarraxar a porca que esta presa em um material metálico, podemos também exemplificar quando queremos abrir uma tampa de metal em um vidro de conserva que não queira abrir, para abrir é necessário colocar a tampa em água quente, pois quando aquecidos eles aumentam de volume mais do que o vidro, por isso se solta mais facilmente.
Como vamos estudar quando se aumenta a temperatura de um corpo ele se dilata isso é aumenta o seu volume. Todos os corpos, líquidos, sólidos ou gasosos, dilatam-se quando aumenta a sua temperatura.

         

Metodologia


Título: A relação entre: o aumento dos corpos e a temperatura.
Tema: Dilatação termométrica
Integrantes:
Bárbara Matos da Cunha Guimarães – Aula
Thais Ramos da Silva – Blog

Introdução
Na aula se pretende relacionar a temperatura e o aumento dos corpos, levando em consideração a movimentação de moléculas. Será comentada a maneira como as moléculas desses corpos se comportam com a alteração da temperatura. O conteúdo será passado de uma maneira simples e acessível a todos os alunos, por meio da adequação da linguagem, por exemplo. Espera-se que todos os alunos aprendam a maior parte do que será exposto e que os mesmos se interessem pelo conteúdo.
Serão utilizados slides com auxilio para a explicação do tema e também será apresentado um experimento. O papel da experimentação possibilita aos estudantes a aproximação com o trabalho científico, enfatizamos ainda que a realização de experimentos na escola não atende as mesmas funções que as realizadas pelos cientistas, porque possuem objetivos diferentes. (ANDRÉ E SILVA, 2011).

Metodologia
O conteúdo da aula será exposto por meio de slides, como auxilio para a explicação (REFERENCIA). A matéria será relacionada ao dia-a-dia dos alunos. De inicio será dada uma introdução sobre o tema (o que é dilatação, a relação com a temperatura etc.) serão dados exemplos relacionados ao cotidiano dos alunos, para melhor entendimento do conteúdo proposto. Dentro da introdução serão abordados os conceitos de dilatação relacionada a corpos líquidos, sólidos e gasosos. Logo após, será feita uma relação à movimentação de moléculas e à temperatura. Serão dados exemplos dos tipos de dilatação, como por exemplo, a dilatação linear, superficial e volumétrica. A apresentação de slides será composta por imagens que ilustrem os fenômenos relacionados ao tema.
Após a apresentação do conteúdo serão expostos um ou mais vídeos que finalizarão a apresentação de um modo que os alunos possam ter uma maior compreensão e fixação do conteúdo proposto de acordo com Pereira e Barros (2009) estratégias alternativas, que possam substituir as atividades experimentais e que possibilitem a exploração do fenômeno ao dar oportunidade ao professor de discutir os modelos físicos e teóricos, e assim fazer com que o aluno, através da observação, possa compreender os fenômenos físicos envolvidos. Nesse sentido, a proposta da produção de vídeos que trabalhem a demonstração experimental pode potencializar parcialmente algumas das habilidades desenvolvidas nas atividades experimentais realizadas ao vivo, já que o vídeo também apresenta o fenômeno, e o professor poderá explorá-lo com maior facilidade em suas aulas. (...) As demonstrações experimentais possuem enfoque fenomenológico semi-quantitativo e podem facilitar a compreensão conceitual, já que o aluno-expectador é instigado a acompanhar o fenômeno deforma explícita em toda sua extensão, partindo do sistema físico utilizado (materiais), as condições iniciais de trabalho, as interações com o sistema e as conseqüências.
Os processos de escrita e leitura, a exemplo dos processos de ouvir (compreensão) e falar (expressão), são fundamentalmente diferentes: enquanto que, nos processos de escrita/fala, a criança traduz em signos externos a ela, definidos socialmente, aspectos internos, em um processo de codificação, na leitura/audição, o processo é inverso: deve haver uma decodificação dos signos em termos daqueles referentes internos do sujeito que lê. Daí,por exemplo, as dificuldades que as crianças, mesmo as que dominam completamente a linguagem falada, experimentam na aquisição das habilidades de leitura e escrita e o porquê de algumas delas conseguirem escrever bem, mas ler mal e vice-versa. (ROSA)
Conclusão
Conclui-se que os recursos utilizados sejam úteis e válidos na passagem do conteúdo. Espera-se que os alunos compreendam a relação entre o que foi passado e o seu dia-a-dia. E que os métodos que foram empregados de fato tenham tido validade para a aprendizagem dos alunos. Também que o ministrante da aula e o autor do blog possam ter uma experiência vinculada ao ensino, que possa ajudar na futura vida docente de ambos.
Referencias Bibliográficas